Homem armado é morto após se entrincheirar em cinema na Alemanha

Viernheim, Alemanha, 24 Jun 2016 (AFP) - Um homem armado que se entrincheirou nesta quinta-feira (23) à tarde em um complexo de cinemas no oeste da Alemanha foi morto pela polícia - indicaram as autoridades locais, que garantiram que não houve outras vítimas, ou feridos.

"O agressor estava no Cineplex e dava a impressão de estar perturbado (...) ele foi combatido e foi assim que morreu", indicou o ministro do Interior da região de Hesse, Peter Beuth, ao Parlamento regional.

"Não há indicações de que terceiros tenham sofrido ferimentos", afirmou, acrescentando que o homem "fez reféns".

Nenhuma indicação foi dada sobre a identidade, ou sobre as motivações do agressor.

"O motivo do ataque é desconhecido", declarou a Polícia de Viernheim (oeste), cidade localizada 75 km ao sul de Frankfurt, pouco após a morte do indivíduo.

Uma investigação foi confiada à Polícia criminal de Hesse e à Procuradoria de Darmstadt.

Por volta das 18h15 (13h15 de Brasília), um pouco mais de três horas após o início do incidente, a polícia se retirava do local, segundo um fotógrafo e um jornalista da AFP.

O acesso ao complexo continuava fechado. Um porta-voz da polícia indicou que vários agentes vasculhavam o local. O agressor teria entrado no edifício com uma mochila, ou uma sacola, e as forças de ordem gostariam de certificar a ausência de explosivos.

À noite, citando a polícia, a versão on-line do jornal Mannheimer Morgen noticiou que não foram encontrados explosivos.

De acordo com a agência de notícias DPA, fontes da segurança asseguraram que não há "nenhuma ligação com o terrorismo", no momento em que a Europa vive com o medo permanente de um novo ataque como os de Paris e Bruxelas, reivindicados pelo grupo Estado Islâmico.

Arma automáticaA polícia de Viernheim confirmou ao canal n-tv que o suspeito foi baleado durante a intervenção da polícia.

Imagens do canal regional RNF mostraram membros de uma unidade de elite da polícia, SEK, entrando no edifício, armados e equipados com coletes à prova de balas.

Em um primeiro momento, muitos jornais alemães, incluindo o Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ) e o jornal Bild, haviam relatado feridos. Por fim, segundo a imprensa local, algumas pessoas sofreram intoxicação por gás lacrimogêneo utilizado pela polícia.

O homem mascarado portava uma "cartucheira" em torno do ombro quando entrou no complexo de cinemas às 15h (10h de Brasília), disparando para o alto, de acordo com estes veículos de comunicação.

Funcionário do local, Huri Blakaj, de 21 anos, descreveu um homem baixo, moreno e jovem, que se dirigiu diretamente para um caixa, com uma arma automática em punho.

"Eu não sou um especialista em armas, mas ela me pareceu verdadeira", afirmou o jovem.

Ele disse que apertou o botão de alarme de seu caixa. O agressor, que falava em um alemão sem sotaque particular, mandou todos os caixas se deitarem no chão, e pediu a Huri para fechar a porta do local.

"Ele apontou sua arma para mim", explicou, que disse ter perguntado ao homem se ele queria dinheiro, ao que ele respondeu que não, ordenando apenas que subisse de andar.

Huri ouviu então "durante 20 segundos" tiros de arma automática.

"Ainda não consigo acreditar (...) É o tipo de coisa que não costuma acontecer", reagiu.

"Alertei a polícia e disse ao pessoal que fosse embora imediatamente", disse mais cedo ao jornal Bild a gerente do cinema, que pediu para não ser identificada.

"Uma chamada de emergência foi feita às 14h45 (...) informando que um homem armado tinha entrado" no cinema, indicou o ministro Peter Beuth, acrescentando que "quatro tiros foram disparados".

De acordo com o site do Bild, ele teria disparado com uma pistola na sala de cinema.

A Alemanha continua em alerta pelo caso de Tim Kretschmer, de 17 anos, que em março de 2009 cometeu um massacre em sua antiga escola de Ensino Médio, em Winnenden, perto de Stuttgart (sudoeste). Ele usou a arma do pai para matar 15 pessoas - nove alunos, três professores e três transeuntes - antes de cometer suicídio.

bur-alf/dsa/lpt/mr/mvv/tt

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos