Júri dita que Led Zeppelin não plagiou "Stairway to Heaven"

Los Angeles, 23 Jun 2016 (AFP) - Um júri de Los Angeles ditou nesta quinta-feira que a célebre canção do Led Zeppelin, "Stairway to Heaven", não foi um plágio de um tema instrumental do grupo californiano Spirit.

A mítica balada de "Led Zep'", um dos grupos lendários da história do rock, foi alvo de um processo há dois anos pelo administrador do inventário s do guitarrista do Spirit, Randy California, que reclamava milhões de dólares por perdas e danos.

Jimmy Page e Robert Plant, guitarrista e vocalista do grupo de rock inglês, defenderam sua canção das acusações do Spirit, um psicodélico grupo de Los Angeles que recebeu elogios dos críticos, mas jamais conseguiu a fama internacional de Led Zeppelin.

O grupo americano afirmava que o emblemático solo de guitarra melancólico que começa a música é retirado do instrumental "Taurus", de 1968, três anos antes da canção em questão.

Após dois anos de procedimentos judiciais, um juiz federal decidiu que a canção não havia sido plagiada, mas considerou que havia material suficiente para um processo.

ft-ved/ja/cn

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos