Pesquisa e líder pró-Brexit dão pequena vantagem ao 'sim' à UE

Londres, 23 Jun 2016 (AFP) - Uma pesquisa e um dos líderes da campanha anti-UE no Reino Unido concederam nesta quinta-feira uma vantagem pequena ao campo pró-europeu no histórico referendo britânico, que mantém em vigília o continente e os mercados mundiais.

A organização YouGov atribuiu um resultado de 52% dos votos para que o Reino Unido permaneça na UE e 48% contra, informou, em um comunicado, minutos após o fechamento das seções eleitorais, às 21H00 GMT (18h00 de Brasília).

"Os resultados são apertados e é cedo demais para dá-los como definitivos. Mas estes resultados, somados às tendências recentes e a históricos precedentes, sugerem uma vitória da permanência" na UE, explicou a entidade em um comunicado.

Paralelamente, o líder do Partido da Independência do Reino Unido (UKIP), Nigel Farage, declarou à emissora Sky News que "aparentemente o voto para ficar [na UE] vencerá".

Farage deu estas declarações pouco após o fechamento das seções eleitorais. Participaram do referendo que decidirá o futuro do Reino Unido na UE 46,5 milhões de eleitores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos