França e Alemanha discutem "acordo completo" sobre como tratar Brexit

Paris, 26 Jun 2016 (AFP) - François Hollande e Angela Merkel discutiram o acordo completo sobre como conduzir a saída do Reino Unido da União Europeia em uma conversa telefônica na noite deste domingo, informaram fontes próximas ao presidente francês.

Os dois dirigentes conversaram por aproximadamente 30 minutos. "Constataram seu acordo completo sobre como tratar a situação criada pelo referendo britânico", disse a fonte.

"Merkel e Hollande querem muita clareza para não deixar qualquer incerteza", acrescentou.

A chanceler alemã e o presidente francês também "ressaltaram a necessidade de iniciativas para a Europa e a necessidade de atuar rapidamente sobre as prioridades concretas".

Hollande se reunirá na manhã de segunda-feira com Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, antes de, no fim do dia, encontrar-se com Merkel e Matteo Renzi, chefe de governo italiano.

O Reino Unido é pressionado pelos dirigentes e autoridades da UE para que acelere o divórcio que David Cameron quer deixar para seu sucessor, que deve ser nomeado no início de outubro.

Embora Martin Schulz, presidente do Parlamento europeu, tenha pedido neste domingo que Cameron inicie o procedimento de saída da UE na terça-feira em Bruxelas, uma fonte europeia afirmou que isso não acontecerá.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos