Topo

Atentados deixam cinco mortos no leste do Líbano

27/06/2016 14h41

Beirute, 27 Jun 2016 (AFP) - Ao menos cinco pessoas morreram em uma série de atentados suicidas na madrugada desta segunda-feira na região leste do Líbano, perto da fronteira com a Síria.

As explosões aconteceram na cidade de Al-Qaa, de maioria cristã. Ao menos quatro homens-bomba executaram os ataques, segundo uma fonte militar.

Os ataques, que não foram reivindicados, aconteceram poucas horas depois que o grupo Estado Islâmico (EI) reivindicou um atentado suicida ocorrido na terça-feira na Jordânia, perto da fronteira com a Síria. Sete pessoas morreram e 13 ficaram feridas.

Nesta segunda, "o primeiro homem-bomba detonou sua carga diante de uma casa. Vários moradores seguiram para o local da explosão e neste momento os outros três homens-bomba entraram em ação", indicou a mesma fonte.

O prefeito de Al-Qaa, Bashir Matar, informou que dois homens-bomba detonaram seus explosivos no momento em que os habitantes da localidade ajudavam os feridos.

A agência nacional libanesa de notícias informou quatro explosões em um período de 10 minutos.

"Morreram pelo menos oito pessoas, incluindo três homens-bomba, e 15 ficaram feridas", afirmou Georges Kettaneh, secretário-geral da Cruz Vermelha libanesa.

A área da fronteira com a Síria é cenário frequente de confrontos entre o exército libanês e grupos extremistas como a Frente Al-Nosra (braço sírio da Al-Qaeda) ou o grupo extremista sunita Estado Islâmico (EI).

Al-Qaa está na rota que liga a cidade síria de Quseir com Beká, no leste de Líbano. Apesar de sua população ser majoritariamente cristã, um quarto são muçulmanos sunitas, enquanto na periferia da localidade há um campo de refugiados sírios.

"A população segue em alerta e vigiamos as casas", explicou um morador, Fadi Bsherrawi.