Topo

Bolívia registra 21 mortes por H1N1 em 2016

27/06/2016 18h25

La Paz, 27 Jun 2016 (AFP) - A morte de nove pessoas nas últimas duas semanas pela gripe Influenza A (H1N1) na Bolívia aumentou o balanço de vítimas para 21, segundo o relatório oficial da Direção Nacional de Epidemiologia, enquanto uma cidade declarou emergência sanitária.

"São 21 os casos de pessoas falecidas" até o momento, disse à AFP a Direção Nacional de Epidemiologia.

De acordo com o Serviço de Saúde de La Paz, a vítima mais recente é uma menina com cardiopatia que não tinha sido vacinada contra a H1N1.

As baixas temperaturas em todo o país motivaram o aumento de casos nas duas últimas semanas. O relatório anterior, de 15 de junho, apontava 12 mortos pela Influenza.

O município de Santa Cruz (leste), o mais populoso do país, declarou "emergência sanitária" após terem sido registradas nove mortes na cidade. Com a emergência, o tratamento de todas as pessoas infectadas pelo vírus será gratuito, e mais profissionais de saúde serão mobilizados para a vacinação.

Em 2014, sete pessoas morreram, devido à doença na Bolívia, apontam dados oficiais.

No Brasil, a H1N1 já causou a morte de 1.003 pessoas desde o início do ano, e foram registrados 5.214 casos de contágio, segundo um boletim epidemiológico divulgado na última quarta-feira (22) pelo Ministério da Saúde.