Topo

Hillary Clinton ataca Trump após o Brexit

27/06/2016 05h55

Washington, 27 Jun 2016 (AFP) - A candidata democrata à Casa Branca Hillary Clinton atacou no domingo o rival republicano Donald Trump por sua posição sobre o Brexit, ao afirmar que os "comentários bombásticos" provocam ainda mais turbulência.

Trump considerou "fantástico" que os britânicos tenham decidido em um referendo sair da União Europeia. O republicano fez a declaração um dia depois da votação no Reino Unido, durante uma visita à Escócia para reinaugurar um campo de golfe que leva seu nome.

Clinton, que discursou na Conferência de Prefeitos dos Estados Unidos, não mencionou Trump por seu nome, mas afirmou que os Estados Unidos devem ter como presidente "alguém que coloca os interesses dos povo americano acima dos interesses de seus negócios pessoais".

O país precisa de líderes "que entendam que os comentários bombásticos em tempos turbulentos podem realmente provocar turbulências maiores", disse

"E é por isto que uma liderança firme e experiente é tão importante em tempos assim", completou.

Trump, que utiliza o fervor populista e a retórica anti-imigração em sua campanha, disse que o movimento britânico contra a UE tem semelhanças com seus esforços para virar presidente dos Estados Unidos.

Hillary Clinton admitiu no domingo que "assim como vimos muitas pessoas frustradas na Grã-Bretanha, sabemos que aqui há pessoas frustradas também".

"Mas ninguém deveria confundir-se a respeito do compromisso dos Estados Unidos com a Europa, nem um autocrata do Kremlin, nem um candidato à presidência em um campo de golfe escocês", completou.