Topo

Sucessor de Cameron será conhecido no mais tardar em 2 de setembro

27/06/2016 11h06

Londres, 27 Jun 2016 (AFP) - O sucessor de David Cameron na chefia do Partido Conservador e do governo britânico será conhecido no mais tardar em 2 de setembro, anunciou o partido nesta segunda-feira.

"Recomendamos que o processo de eleger o novo líder do Partido Conservador comece na semana que vem e conclua no mais tardar em no dia 2 de setembro, apesar de ser possível que termine antes", afirmou Graham Brady, presidente do comitê parlamentar conservador que estabelece o calendário.

A data anterior prevista era outubro.

Cameron pediu demissão na sexta-feira ao ser conhecida a derrota do referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia, que ele defendia.

Dois deputados conservadores aparecem como possíveis sucessores. O primeiro é Boris Johnson, ex-prefeito de Londres que liderou a campanha contra a UE, e Theresa May, ministra de Interior, ligada a Cameron, que poderá se beneficiar da vontade de revanche contra Johnson de parte do partido.

Cameron deixará nas mãos de seu sucessor o início das negociações de ruptura com a UE.

Segundo o sistema político britânico, não é preciso realizar novas legislativas se o partido no poder mudar de líder em pleno mandato. O último exemplo foi o do trabalhista Gordon Brown, que substituiu Tony Blair em junho de 2007.