Topo

Mediador da ONU espera convocar em julho negociadores sobre paz na Síria

29/06/2016 18h05

Nações Unidas, Estados Unidos, 29 Jun 2016 (AFP) - O mediador da ONU na Síria, Staffan de Mistura, indicou nesta quarta-feira, que espera convocar em julho uma nova sessão das negociações de paz.

Ao falar com a imprensa depois de se reunir a portas fechadas com o Conselho de Segurança das Nações Unidas, o mediador afirmou que "não foi fixada de forma precisa uma data de julho" em que será celebrada a reunião.

"Nós indicamos julho, mas não a qualquer preço, nem sem garantias", explicou De Mistura, acrescentando que uma vez "convocadas as negociações haverá a possibilidade de avançar para uma transição política de agora até agosto".

De Mistura aceitou que um dos principais temas que tem provocado dificuldades nas negociações é o papel que seria cumprido por Bashar al-Assad na transição.

As sessões de negociação de paz para a Síria ocorrem de maneira indireta - ou seja, com reuniões separadas com os mediadores de cada uma das partes - desde o início do ano em Genebra, sem maiores avanços.

Segundo o programa traçado pela Organização das Nações Unidas, as negociações deveriam projetar um mecanismo de transição política até 1º de agosto, preparar uma nova Constituição e organizar eleições em meados de 2017.