UE abre novo capítulo de negociações sobre adesão da Turquia

Bruxelas, 30 Jun 2016 (AFP) - A UE e a Turquia abriram nesta quinta-feira um novo capítulo em suas negociações de adesão sobre as questões orçamentárias, uma das contrapartidas do polêmico pacto sobre migração assinado em março entre Ancara e a União, segundo fontes europeias.

O ministro das Relações Exteriores holandês, Bert Koenders, que presidiu a cerimônia de assinatura em Bruxelas e cujo país assume a presidência semestral da UE, lembrou que reflete o resultado do compromisso assumido pela UE para "redinamizar o processo de adesão" da Turquia após o controverso acordo do bloco com Ancara para frear o fluxo migratório à Europa.

Para cooperar com a UE, a Turquia impôs esta condição, além da liberalização de vistos para os turcos que viajarem à UE e uma ajuda financeira.

O ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, assim como o de Assuntos Europeus, Omer Celik, acompanharam a cerimônia.

A UE e Ancara começaram oficialmente as negociações para a adesão da Turquia ao bloco comunitário em 2005, mas elas foram suspensas anos depois pela hostilidade da França e da Alemanha a sua entrada.

Em dezembro, os 28 membros da UE e Ancara decidiram abrir o capítulo 17, sobre a política econômica e monetária.

Nesta quinta-feira abriram o capítulo 33, sobre temas orçamentários e financeiros, um dia após uma cúpula de chefes de Estado e de governo da UE.

De todos os capítulos abertos, as duas partes só conseguiram fechar um, relacionado a ciência e pesquisa.

bur-pa/pc/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos