Líbia: forças pró-governo tomam importante bairro do EI

Trípoli, 1 Jul 2016 (AFP) - As forças do governo líbio de União Nacional (GNA) anunciaram, nesta sexta-feira (1º), que conseguiram tomar um importante bairro do centro de Syrte, reduto do grupo Estado Islâmico (EI) no centro-norte da Líbia.

"Nossas forças assumiram o controle total do bairro e avançam para o hospital Ibn Sina e para o perímetro Ouagadougou", onde os extremistas instalaram seu centro de comando, informou a assessoria das forças leais ao GNA nas redes sociais.

Combates ferozes eram travados ao redor do centro de conferências Ouagadougou, em uma área em que os radicais se entrincheiraram.

Apoiadas por ataques aéreos do Exército, as forças leais ao GNA se encontram, agora, nos setores onde os combatentes do EI se escondem.

"A Força Aérea bombardeia atualmente as posições das gangues do Daesh [acrônimo do EI em árabe]", afirmou o centro de imprensa das forças pró-governo.

Fotos divulgadas por essa assessoria mostram membros das forças leais avançando a pé, rua por rua, no bairro residencial, até então controlado pelo EI.

As forças do GNA entraram na cidade em 9 de junho, cercando os extremistas na sequência. Os pró-GNA foram contidos, porém, pela forte resistência desses indivíduos que realizam contra-ataques, principalmente com atentados suicidas com carros-bomba.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos