Primeira reunião de chanceleres de Rússia e Turquia após retomada de relações

Moscou, 1 Jul 2016 (AFP) - Os ministros das Relações Exteriores russo e turco, Serguei Lavrov e Mevlut Cavusoglu, se reuniram nesta sexta-feira em Sochi (sul) pela primeira vez desde a retomada de contatos entre os dois países, cujas relações diplomáticas atravessaram uma grave crise nos últimos meses.

"Esperamos que esta reunião dê o tom adequado para a normalização de nossas relações", declarou Lavrov, citado pelas agências russas, no início da reunião dos dois ministros.

"Nossos respectivos presidentes falaram por telefone. Foi muito construtivo e nos encarregaram de dar seguimento a esta conversa para normalizar as relações e levá-las a um nível adequado", afirmou Cavusoglu.

Vladimir Putin e seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan, falaram na quarta-feira por telefone, pela primeira vez desde o início da crise entre os dois países, provocada pela queda no fim de novembro de um caça-bombardeio russo por F-16 turcos, perto da fronteira com a Síria. Os dois presidentes decidiram realizar outro encontro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos