Milhares de turistas evacuados em Taiwan por alerta de tufão

Taipé, 6 Jul 2016 (AFP) - Taiwan se preparava nesta quarta-feira para se proteger dos ventos fortes e chuvas torrenciais do primeiro tufão da temporada, que se aproxima e que já causou a evacuação de milhares de turistas.

O tufão Nepartak, que se encontrava às 09h00 GMT (06h00 de Brasília) cerca de 780 km a sudeste da cidade de Hualien, vem acompanhado por fortes ventos de até 263 km/h, relatou o Centro de Meteorologia de Taiwan.

O tufão deve atingir a costa na sexta-feira de manhã, segundo a mesma fonte.

"À medida que o tufão ganha força e se aproxima de Taiwan nas últimas três horas, o Centro de Meteorologia emitiu um alerta marítimo às 06H30 GMT (3h30 de Brasília)", indicou o meteorologista Chen Yi-Liang a repórteres.

"O ciclone poderia trazer ventos fortes e chuvas torrenciais. A população deve multiplicar a vigilância", acrescentou.

A tempestade tropical tem um raio de 200 km e está se movendo para oeste-noroeste a uma velocidade de 20 km/h, segundo o centro.

Desde terça-feira, mais de 3.000 turistas foram evacuados de Green Island e Orchid Island, as duas ilhas turísticas localizadas em frente à província de Taitung (sudeste), indicaram as autoridades locais.

O ministério da Defesa indicou que emitiu a ordem para que cerca de 35.000 soldados estejam prontos em caso de emergência. Em 2015, o tufão Dujuan causou três mortes e mais de 300 feridos em Taiwan.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos