Conservadores britânicos escolhem os finalistas a suceder Cameron

Londres, 7 Jul 2016 (AFP) - Os deputados conservadores britânicos devem cumprir nesta quinta-feira a segunda rodada de votação para a escolha do sucessor de David Cameron à frente do governo, com a ministra do Interior, Theresa May, como favorita.

Na primeira rodada, May obteve o apoio de 165 dos 330 deputados, seguida pela secretária de Estado de Energia, Andrea Leadsom (66 votos), e pelo ministro da Justiça, Michael Gove (48).

O ex-ministro da Defesa Liam Fox foi eliminado da disputa ao ficar em último e o secretário de Estado da Previdência, Stephen Crabb, penúltimo, desistiu da corrida pelo posto de primeiro-ministro.

Na votação desta quinta-feira, um candidato será eliminado e os dois finalistas serão submetidos depois ao voto dos 150.000 militantes conservadores.

O resultado será anunciado às 15H30 GMT (12H30 de Brasília). As horas prévias à votação foram marcadas por acusações de jogo sujo.

Nick Boles, um advogado que apoia Gove, teve que pedir desculpas por enviar uma mensagem aos partidários de May para pedir uma frente comum contra Leadsom.

"Michael não se importa de passar dois meses sendo massacrado por Theresa, se isto é o necessário, mas pelos interesses do partido e o interesse nacional, certamente devemos trabalhar juntos para interromper AL", escreveu.

Cameron anunciou sua renúncia no dia 24 de junho, que se tornará efetiva com a escolha de seu sucessor, em 9 de setembro.

Seu sucessor terá a responsabilidade de invocar o Artigo 50 do Tratado Europeu de Lisboa para começar a negociar a ruptura com a União Europeia (UE), um processo que deve durar dois anos.

Neste período, Londres e Bruxelas terão que chegar a acordos em uma infinidade de temas, desde as novas regras comerciais entre ambos até o destino dos milhões de britânicos na UE e dos milhões de europeus no Reino Unido.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos