Milhares de evacuados após super tufão atingir Taiwan

Taipé, 8 Jul 2016 (AFP) - O super tufão Nepartak golpeou Taiwan com fortes ventos e chuva torrencial, após atingir a costa da ilha na sexta-feira, forçando milhares de pessoas a deixarem suas casas, provocando o cancelamento de centenas de voos e o fechamento de escritórios e escolas.

Com rajadas de vento de até 234 quilômetros por hora, o tufão desembarcou no município de Taimali, no leste do condado de Taitung, pouco antes das 06h de sexta-feira no horário local (19h de quinta-feira em Brasília).

Um homem morreu afogado em uma praia no condado de Hualien na quinta-feira, de acordo com um registro oficial.

Quase 9.000 pessoas foram evacuadas das suas casas devido ao risco de deslizamentos de terra e inundações, e cerca de 1.800 delas estão em abrigos.

Ao menos 97.000 famílias ficaram sem eletricidade devido à tempestade, e 70.000 permaneciam assim na manhã de sexta-feira.

O governo ordenou o fechamento dos mercados financeiros, das escolas e dos escritórios durante toda a sexta-feira.

A maioria dos voos domésticos foi cancelada, e 365 voos internacionais foram afetados, informaram os dois principais aeroportos da capital, Taipé.

O Departamento de Meteorologia de Taiwan disse que a tempestade enfraqueceu ligeiramente depois de atingir a ilha, mas que o tufão continuará provocando chuvas torrenciais durante a sexta-feira.

A tempestade alcançou uma área de 200 km e se move a uma velocidade de 11 km/h.

"Espera-se que a força deste tufão continue a enfraquecer e sua velocidade a desacelerar", disse o serviço meteorológico.

A previsão é de que o tufão chegue ao sul da China após varrer Taiwan.

No ano passado, o super tufão Dujuan matou três pessoas e deixou mais de 300 feridos em Taiwan.

Em 2009, o tufão Morakot devastou a ilha, matando mais de 600 pessoas, a maioria soterrada em grandes deslizamentos de terra no sul.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos