Obama confiante em transição ordenada para nova relação entre Reino Unido e UE

Varsóvia, 8 Jul 2016 (AFP) - O presidente americano, Barack Obama, declarou ter confiança de que Reino Unido e União Europeia (UE) "serão capazes de chegar a um acordo sobre uma transição ordenada para uma nova relação", em um artigo publicado no jornal Financial Times.

"Apesar de ser difícil, estou confiante de que o Reino Unido e a UE serão capazes de chegar a um acordo sobre uma transição ordenada para uma nova relação, quando todos os nossos países estão concentrados em garantir a estabilidade financeira e em fazer crescer a economia global", escreveu no artigo, publicado no primeiro dia de uma reunião de cúpula da Otan em Varsóvia.

"A relação do Reino Unido e da UE mudará, mas vale a pena recordar o que não vai mudar", prossegue, para destacar que a "relação especial entre Estados e Reino Unido perdurará".

"Não tenho dúvidas de que o Reino Unido continuará sendo um dos membros da Otan mais capazes", completou.

Obama está em Varsóvia para participar em uma emblemática reunião de cúpula da Otan. Este será o último encontro dos 28 líderes da Aliança Atlântica durante o seu mandato.

O encontro deve ser dominado pelo reforço da "segurança coletiva" da Aliança, ante a Rússia e no flanco sul, mas a votação no referendo britânico que decidiu a saída do Reino Unido da UE entrou na agenda por causa da incerteza que provoca.

O presidente americano, que foi informado sobre o tiroteio em Dallas, onde cinco policiais foram mortos por fraco-atiradores, deve se reunir nesta sexta-feira com os presidentes do Conselho Europeu e da Comissão Europeia, Donald Tusk e Jean-Claude Juncker.

Até o momento não há informações sobre uma reunião de Obama com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, que certamente acontecerá à margem do encontro de cúpula.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos