Campanha de Clinton confirma que Sanders vai participar de comício na terça-feira

Washington, 11 Jul 2016 (AFP) - Bernie Sanders participará na terça-feira ao lado de Hillary Clinton de um comício em New Hampshire, anunciou a campanha da candidata democrata à presidência dos Estados Unidos.

Sanders se unirá à ex-secretária de Estado em um evento em um colégio do ensino médio da cidade de Portsmouth "para coordenar seu compromisso de fortalecer um país unido e uma economia que funcione para todos, não apenas para os de cima".

Sanders ainda não formalizou o apoio à candidatura de sua ex-rival nas primárias democratas.

Mas o jornal New York Times informou na semana passada que Sanders aparecerá no comício de Hillary Clinton na terça-feira em New Hampshire e anunciará o apoio formal.

O NYT indicou que o apoio de Sanders é o resultado de semanas de conversações entre as duas campanhas, com o objetivo de unir o partido.

Hillary Clinton garantiu no início de junho um número suficiente de delegados para garantir a nomeação como candidata do partido, após uma longa batalha com Sanders, senador por Vermont.

Mas o autoproclamado democrata socialista se recusou a admitir a derrota para a rival mais moderada, apesar de ter declarado que votaria em Clinton e faria o possível para ajudar a derrotar o republicano Donald Trump.

Sanders negociou com a campanha de Clinton para assegurar que suas propostas serão integradas à plataforma do partido, que será apresentada na convenção democrata do fim de julho, quando Hillary Clinton será designada formalmente candidata à eleição presidencial de novembro.

As duas partes chegaram a um acordo sobre a terminologia a respeito das mudanças climáticas, o sistema de saúde e o aumento do salário mínimo nacional a 15 dólares a hora. Mas não conseguiram, no entanto, chegar a um consenso sobre o acordo de associação comercial Trans-Pacífico, segundo a imprensa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos