Espanha convoca embaixador britânico por incidente em Gibraltar

Madri, 11 Jul 2016 (AFP) - A Espanha convocou nesta segunda-feira o embaixador britânico em Madri para protestar contra o que considerou uma "irresponsável" manobra de um bote de patrulha da polícia de Gibraltar, em um novo atrito diplomático pelo pequeno enclave britânico.

O Ministério de Assuntos Exteriores espanhol denunciou que o patrulheiro da Royal Gilbratar Police (RGP) "entrou em rota de colisão" contra uma embarcação da Guarda Civil espanhola que se dirigia a La Línea, um povoado espanhol fronteiriço com Gibraltar.

Neste novo acontecimento, "a patrulha da RGP que navegava em alta velocidade, se desviou somente poucos metros da embarcação espanhola provocando uma grande onda que desestabilizou o barco da Guarda Civil", afirmou o Ministério em comunicado.

"Sua irresponsável e arriscada manobra - efetuada duas vezes - produziu um risco notável, claro e repentino para a segurança das duas embarcações oficiais e para as duas tripulações", acrescentou.

O secretário de Estado espanhol de Assuntos Exteriores, Ignacio Ybáñez, pediu ao embaixador britânico que seu país tomasse as medidas necessárias para "que este tipo de comportamento não se repita", ao entregar uma "nota verbal de protesto".

Mas a Royal Gilbraltar Police negou esta versão dos fatos, ao afirmar que sua embarcação "manteve uma distância segura a todo momento e tentou fazer contato com a tripulação (espanhola) para manifestar suas intenções".

O pequeno território de apenas 7km², estrategicamente situado no estreito que separa a Europa da África, foi cedido pela Espanha à Inglaterra em 1713, mas há décadas Madri reclama sua devolução, o que tem gerado desavenças com Londres.

str-ds/du/mck/eg/cb/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos