Filho de ex-prefeito de Kiev é detido na Espanha por lavagem de dinheiro

Barcelona, 12 Jul 2016 (AFP) - O filho do ex-prefeito de Kiev foi detido nesta terça-feira em Barcelona (Espanha), suspeito de liderar um esquema de lavagem de dinheiro procedente de organizações criminosas na Ucrânia, informaram fontes da investigação.

Stepan Chernovetsky, filho de Leonid Chernovetsky, fundador de um dos principais bancos ucranianos Pravex e prefeito de Kiev entre 2006 e 2012, foi detido junto com outras dez pessoas, segundo estas mesmas fontes.

Em um comunicado, a procuradoria anticorrupção acusa a conspiração de ter lavado mais de 10 milhões de euros através de um esquema empresarial com sociedades no Chipre e nas Ilhas Virgens que comprava imóveis na Espanha.

A origem destes fundos "não foi devidamente justificada" e a rede também não dispõe de "receitas lícitas que justifiquem o aumento patrimonial", afirma o Ministério Público, que vincula estes capitais com o crime organizado.

O dinheiro ilícito também aflorava através de um conhecido restaurante japonês de luxo em Barcelona, Yubari, frequentado por jogadores do FC Barcelona como o argentino Lionel Messi ou o brasileiro Neymar.

O Ministério Público ordenou seu fechamento e a detenção de seu proprietário, o empresário armênio Arman Mayilyan, afirmou uma fonte da investigação.

A maioria dos detidos são cidadãos russos e ucranianos.

Durante a operação também foram realizadas 16 operações em Barcelona e em um município costeiro turístico ao norte da capital catalã, S'Agaró, informou a polícia em um comunicado.

str-dbh/mck.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos