Terroristas e traficantes lavam dinheiro nos EUA, diz funcionário do Tesouro

Washington, 12 Jul 2016 (AFP) - Grupos terroristas e cartéis de drogas utilizam sociedades de fachada criadas nos Estados Unidos para esconder e lavar dinheiro, informou um alto funcionário do Departamento do Tesouro.

"Em cada ameaça terrorista que rastreamos, seja de terroristas estrangeiros, cartéis de narcotráfico, regimes sancionados e hackers, nossos investigadores encontraram sociedades americanas de fachada usadas para esconder ou transferir dinheiro", disse Adam Szubin, alto funcionário do Tesouro para a luta antiterrorista.

"Uma brecha no nosso sistema financeiro permite esse sigilo e leva-se anos para descobrir completamente uma pista desse dinheiro", escreveu em uma revista especializada em assuntos do Congresso.

O Departamento do Tesouro propôs no mês passado ao Legislativo uma lei para que o dono de uma companhia possa ser identificado em qualquer estado onde a firma tenha sido criada.

Atualmente, vários estados permitem constituir empresas sob absoluto anonimato.

"Isso outorga às sociedades de fachada americanas o duvidoso privilégio de ser o único método de lavagem de dinheiro outorgado por uma entidade governamental", escreveu Szubin.

Ele lembrou que o Congresso apoiou o objetivo de combater a lavagem de dinheiro, mas disse que durante anos "partes interessadas" impediram sistematicamente a aprovação de uma lei semelhante a que o Tesouro deseja agora.

"Isso é simplesmente inaceitável", disse.

Os Estados Unidos e outros países se propuseram a tomar medidas após que a divulgação dos "Panama Papers" revelou o uso sistemático de empresas fachada para sonegação de impostos no mundo todo.

Em meados de abril, o G20, integrado também pelos Estados Unidos, recomendou que sejam tomadas medidas para melhorar a transparência financeira e corrigir brechas legais que acabam permitindo essas práticas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos