Canadá alerta cidadãos que irão aos Jogos Olímpicos sobre o zika

Ottawa, 13 Jul 2016 (AFP) - O governo canadense pediu na quarta-feira aos seus cidadãos que planejam viajar para os Jogos Olímpicos no Rio, no mês que vem, que tenham cuidado e se informem sobre a possibilidade de infecção pelo zika.

O ministro das Relações Exteriores recomendou aos canadenses que adquiram "seguros de saúde de viagem com cobertura abrangente" e que sejam válido por um período maior que o previsto para as suas viagens para assistir aos Jogos Olímpicos, que vão ocorrer entre 5 e 21 de agosto, e Paralímpicos, entre 7 e 18 de setembro.

As autoridades aconselharam aos viajantes que consultem sites apropriados para aprender sobre o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e como ele é contraído.

No Brasil, cerca de 1,5 milhão de pessoas foram infectadas pelo zika, e mais de 1.600 bebês nasceram com microcefalia associada ao vírus desde o início da epidemia, em outubro do ano passado.

A microcefalia é uma malformação que se caracteriza por um tamanho abaixo da média da cabeça e que prejudica o desenvolvimento cerebral. Cientistas acreditam que o problema pode aparecer em fetos de mães que foram infectadas pelo zika durante a gravidez.

O zika vírus, que em geral causa apenas sintomas brandos similares aos da gripe, também pode provocar distúrbios neurológicos em adultos, como a síndrome de Guillain-Barré, que causa paralisia e pode levar à morte.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos