Chefe da diplomacia americana viaja a Moscou e outras capitais europeias

Washington, 13 Jul 2016 (AFP) - O chefe da diplomacia americana, John Kerry, partiu nesta quarta-feira de Washington para uma viagem por capitais europeias, concentrada nos esforços para acabar com o caos na Síria e outros temas do momento.

A escala mais aguardada da viagem de Kerry é Moscou. Na quinta-feira, o secretário de Estado conversará com o presidente russo Vladimir Putin e na sexta-feira com o chanceler Sergei Lavrov.

Os encontros devem abordar os conflitos na Síria, Ucrânia e na região de Nagorno-Karabaj, disputada por Azerbaijão e Armênia. Kerry deseja envolver Moscou nos esforços internacionais para solucionar os conflitos.

O secretário de Estado americano visitará primeiro Paris e assistirá a celebração da festa nacional do Dia da Bastilha ao lado das autoridades francesas. Depois viajará para Bruxelas e Luxemburgo.

Na terça-feira, ele será o primeiro alto funcionário do governo americano a visitar o novo governo britânico, depois que Theresa May assumir o cargo de primeira-ministra para liderar a saída do Reino Unido da União Europeia.

A visita a Londres estava planejada antes de May ser designada para suceder o primeiro-ministro David Cameron. O encontro deve abordar as conversações multilaterais sobre as guerras na Síria e Iêmen.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos