Cleveland está pronta para convenção republicana apesar do porte de arma

Cleveland, Estados Unidos, 14 Jul 2016 (AFP) - Em matéria de segurança, Cleveland garante que está preparada para a Convenção Nacional Republicana que começa na segunda-feira (18), apesar do desafio imposto pela lei de armas do estado de Ohio, a qual autoriza seu porte de forma visível - afirmaram autoridades locais nesta quarta.

O prefeito de Cleveland, Frank Jackson, e o chefe da Polícia local, Calvin Williams, disseram que vão respeitar a lei de Ohio, a qual autoriza o porte de armas de maneira visível, apesar do risco de ter militantes armados nas imediações da convenção.

Nesse evento, Donald Trump deverá ser nomeado candidato do partido à disputa pela presidência dos EUA.

A convenção acontece de 18 a 21 de julho, na Arena Quicken Loans.

"Respeitaremos a lei, e a lei do estado de Ohio diz que se pode portar uma arma de maneira visível", declarou Jackson, em entrevista coletiva.

Jackson e Williams admitiram, porém, que o porte de armas nos espaços públicos perto da convenção complicaria o dispositivo de segurança na cidade, mas disseram que Cleveland está pronta.

"Temos técnicas e estratégias prontas para administrar isso", garantiu o chefe de Polícia, reconhecendo que preferia leis que proibissem o porte de armas nesse tipo de evento.

A tarefa é mais delicada para as forças policiais, considerando-se que a cidade espera milhares de manifestantes contra Trump - entre eles pacifistas e militantes de associações civis - e também a favor do magnata.

Williams explicou que vários ajustes foram feitos no dispositivo previsto, após a tragédia de Dallas e a morte de cinco policiais.

"Dallas foi um sinal de alarme para muita gente", considerou Williams.

"Levou todas as polícias (...) a dar uma espécie de passo para trás, olhar o que estamos fazendo e como estamos fazendo e nos assegurarmos de que fazemos todo o possível para garantir que uma situação como aquela não aconteça de novo", completou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos