Começam funerais de policias mortos em Dallas

Dallas, Estados Unidos, 13 Jul 2016 (AFP) - Os funerais de dois dos cinco policiais mortos na semana passada por um atirador de elite em Dallas estavam marcados para esta quarta-feira, um dia depois de o presidente Barack Obama participar de uma cerimônia pública em homenagem aos serviços prestados pelos policiais.

Os espectadores fizeram uma pausa em respeito a Lorne Ahrens, do Departamento de Polícia de Dallas, e Brent Thompson, um policial da Área de Trânsito de Dallas, enquanto a cortejo fúnebre público tomava as ruas.

Uma missa é aguardada em memória do terceiro policial, Michael Smith, cujo funeral está previsto para a quinta-feira.

O grupo de cinco policias foi morto na semana passada durante uma emboscada planejada por um atirador negro que disse estar atuando sozinho em vingança pelos recentes ataques a negros americanos cometidos por policiais brancos.

O atirador, Micah Johson, 25 anos, foi morto na quinta-feira passada.

Durante o funeral na Igreja Batista em Plano, no Texas, um colega do policial morto, Debbie Taylor, descreveu Ahrens, 48, como um "gigante gentil" que "lutava para ser o melhor, o policial mais inteligente".

A polícia tomou conta da maior parte do espaço da igreja do subúrbio de Dallas, que acomoda 7.000 pessoas sentadas.

Eddie Coffey, que estudou na academia de polícia com Ahrens, lembrou de seu amigo tatuado como um apaixonado pela música heavy-metal.

Ao mesmo tempo, era celebrado o funeral com cerca de 3.000 pessoas na Igreja Casa do Potter, em Dallas, do policial assassinado Brent Thompson, 43, que era lembrado como um "homem de família" e um grande piadista.

A polícia acredita que Thompson tenha morrido tentando salvar Ahrens durante o tiroteio.

"Eu teria feito qualquer coisa que fosse possível com Brent em seus momentos finais, ainda que o resultado tivesse sido o mesmo", disse o companheiro Joseph Kyser.

Os serviços funerários dos outros dois policiais mortos ainda não foram realizados. Patricio Zamarripa, 32 anos, deverá ser enterrado no sábado, e ainda não há previsão para o sepultamento de Michael Krol.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos