França apresentará iniciativa para reforçar a Defesa da Europa

Paris, 13 Jul 2016 (AFP) - O presidente François Hollande anunciou nesta quarta-feira uma proposição francesa para "reforçar a Defesa da Europa".

"Constato também que nossos amigos alemães já estão prontos. Poderemos realizar juntos esta iniciativa", declarou em um discurso pronunciado no Ministério da Defesa, um dia antes da festa nacional de 14 de julho e de seu tradicional desfile militar.

"Trata-se de facilitar os compromissos da União Europeia com o exterior e suas fronteiras, reforçar a segurança entre sócios e vizinhos, trabalhar juntos nas capacidades de resposta e invocar-lhes as ameaças contra nós através do terrorismo", afirmou.

Para ele "são os europeus os que devem garantir sua própria segurança e atuar nas medidas possíveis de maneira autônoma".

A Alemanha se fixou nesta quarta-feira no objetivo de desempenhar um papel crescente no mundo e desejou aproveitar o Brexit para avançar no tema da defesa comum da UE.

Ao destacar que a Grã-Bretanha era hostil a qualquer integração militar no interior da UE, a Alemanha considera que agora será possível avançar nesse assunto.

"A Grã-Bretanha seguirá sendo uma potência militar europeia e seus interesses irão convergir com os nossos", acrescentou Hollande.

"Entretanto, destacou Hollande, a França se encontrará em uma nova situação", pois será o único membro da UE com um posto no Conselho de Segurança da ONU, o único que dispõe de potência nuclear e tem capacidade para projetar uma força militar significativa no exterior.

vl-chp/eg/pc/cb/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos