Caminhão atropela multidão em atentado na França; cerca de 30 mortos

Nice, França, 14 Jul 2016 (AFP) - Um caminhão atropelou nesta quinta-feira uma multidão na cidade de Nice, sudeste da França, durante a festa nacional, informaram testemunhas e a Prefeitura, que qualificou o ato como um atentado, no qual teriam morrido cerca de 30 pessoas.

Segundo as autoridades, o motorista do caminhão foi abatido e no local há "cerca de trinta mortos".

"O motorista de um caminhão parece ter provocado dezenas de mortos. Por enquanto permaneçam em suas residências", escreveu em sua conta no Twitter o prefeito da cidade, Christian Estrosi.

O presidente francês, François Hollande, que estava em Avignon (sudeste), voltou a Paris para chefiar a célula de crise montada no ministério do Interior na madrugada de quinta para sexta-feira (hora local), indicou a presidência francesa.

Hollande "está reunido com (o primeiro-ministro) Manuel Valls e (o ministro do Interior) Bernard Cazeneuve. Ele voltou a Paris e se dirigirá diretamente à célula de crise", montada no ministério do Interior.

No local do ataque, conhecido como Passeio dos Ingleses, na orla de Nice, foi montado um amplo perímetro de segurança, constatou um jornalista da AFP.

O veículo, um caminhão branco, atropelou as pessoas, provocando um movimento de pânico na orla, muito frequentada por turistas, especialmente no dia da festa nacional francesa, constatou um jornalista da AFP.

"Havia gente machucada e destroços por todos os lados em meio aos gritos", declarou o jornalista.

Várias ambulâncias foram enviadas ao local, isolado por policiais e militares, que se concentravam na praça Masséna, totalmente bloqueada às 23H30 (18H30 Brasília), constatou a AFP.

Testemunhas relataram troca de tiros na zona, mas a informação não foi confirmada pelas autoridades.

vxm-rh-mdm/mvv/lr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos