Polícia libanesa é denunciada por abuso de refugiados sírios

Beirute, 14 Jul 2016 (AFP) - As autoridades libanesas alertaram, nesta quinta-feira (14), contra os abusos cometidos pela Polícia Municipal com os refugiados sírios, depois da disseminação de fotos nas redes sociais mostrando vários deles em situação de maus-tratos.

Em um comunicado, o ministro libanês do Interior, Nouhad al-Machnouq, pediu às prefeituras que "deem instruções duras aos membros da Polícia para ressaltar a necessidade de respeitar leis e regulamentos e não abusar de seu poder, ao tratar com os cidadãos, ou com os refugiados, sírios", sob pena de sofrerem "medidas disciplinares".

Segundo o texto, "nos últimos tempos, os abusos cometidos pelos membros da Polícia de diferentes cidades aumentaram, sobretudo, em relação aos refugiados sírios".

Fotos postadas nas redes sociais por militantes dos direitos humanos mostraram policiais da localidade de Amchit, ao norte de Beirute, retendo vários refugiados após batidas noturnas em suas residências para verificar seus documentos.

Em uma das fotos, seis sírios aparecem de joelhos. Em outra, dez sírios estão com o rosto contra a parede e as mãos nas costas. Perto deles, policiais verificam seus papéis.

Depois da divulgação dessas fotos, cinco policiais de Amchit foram presos, mas o Ministério do Interior anunciou sua soltura ao final do interrogatório.

O Líbano enfrenta um grande fluxo de refugiados sírios - pelo menos 1,1 milhão, cerca de um quarto de sua população de quatro milhões de habitantes - e reforçou as condições para acolher os sírios.

Esse reforço de restrições impede vários deles de renovar seu visto de residência, obrigando-os, muitas vezes, a viver no país de forma ilegal, relata a Anistia Internacional.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos