Exército diz ter tomado o poder na Turquia; premiê denuncia ato ilegal

Ancara, 15 Jul 2016 (AFP) - O exército turco informou nesta sexta-feira ter tomado o poder na Turquia, o que o primeiro-ministro, Binali Yildirim, qualificou de um ato ilegal, evitando, a princípio, mencionar a palavra golpe.

"O poder no país foi tomado em sua integralidade", destacou um comunicado militar lido na emissora NTV, sem dar maiores detalhes. O site do exército não estava disponível no momento do anúncio.

"O general Hulusi Akar, chefe do estado maior do exército, é mantido refém pelos militares golpistas, que tentam um levante", noticiou a agência pró-governamental Anatolia.

O secretário de Estado americano, John Kerry, que está em Moscou, onde negocia os termos de uma possível trégua na Síria, disse esperar que a paz e a "continuidade" reinem na Turquia.

Mais cedo, o premiê turco havia denunciado o que chamou de uma "tentativa ilegal" de ação por parte de elementos do exército turco, depois que pontes foram parcialmente fechadas em Istambul e caças sobrevoaram Ancara a baixa altitude.

"Estamos trabalhando com a possibilidade de uma tentativa [de ação ilegal]. Nós não vamos permitir esta tentativa", declarou Yildirim, por telefone, à emissora de televisão NTV, sem detalhar a natureza desta ação.

"Aqueles que participam deste ato ilegal vão pagar um preço alto", garantiu o premiê, minimizando o episódio - segundo ele não seria correto descrever esta ação como um "golpe".

A imprensa turca fazia alusão a "uma tentativa de golpe de Estado" e a emissora CNN-Türk reportou uma mobilização "extraordinária" em frente à sede do estado maior do exército.

A TV mostrou, ainda, imagens de tanques mobilizados do lado de fora do aeroporto internacional Ataturk, em Istambul.

fo-sjw/kjl/mvv

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos