Missões dos EUA anti-EI na Turquia continuam apesar do golpe

Washington, 16 Jul 2016 (AFP) - Os militares americanos continuam suas operações aéreas contra o grupo Estado Islâmico da base turca de Incirlik, apesar da tentativa de golpe de Estado em curso no país, assegurou nesta sexta-feira uma autoridade de defesa dos Estados Unidos.

"A situação na Turquia, país-membro da Otan, não tem impacto nas operações da base aérea de Incirlik. As missões aéreas continuam", afirmou a fonte na condição de anonimato.

Um grupo de golpistas do exército anunciou nesta sexta-feira ter tomado o poder na Turquia, onde decretou toque de recolher e uma lei marcial, enquanto o presidente islamita conservador Recep Tayyp Erdogan pediu à população que fosse às ruas.

De acordo com o Pentágono, a base de Incirlik, os Estados Unidos têm aviões não tripulados, uma dúzia de aviões de ataque a terra A-10, um esquadrão de aviões de guerra eletrônica Prowler e aviões de abastecimento.

A base de Incirlik, no sul da Turquia, oferece uma posição muito conveniente para operações aéreas contra as posições do EI na Síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos