Novo chanceler britânico se compromete a defender soberania de Gibraltar após Brexit

Londres, 16 Jul 2016 (AFP) - O novo ministro britânico das Relações Exteriores, Boris Johnson, comprometeu-se neste sábado a defender a soberania de Gibraltar, cujo futuro foi colocado em dúvida depois que o Reino Unido votou por sair da União Europeia.

"O povo de Gibraltar expressou repetidamente seu desejo de permanecer sob a soberania britânica, e iremos respeitar este desejo", afirmou Johnson, após uma reunião com o premier de Gibraltar, Fabian Picardo.

"Assegurei a Picardo nosso firme compromisso com Gibraltar e nossa intenção de envolver completamente o território nos debates sobre nossa futura relação com a UE", assinalou.

O pequeno território, de 7km², situado estrategicamente no estreito que separa a Europa da África, foi cedido pela Espanha à Inglaterra em 1713, mas, há décadas, Madri reclama a sua devolução, o que gerou tensão com Londres.

A Espanha espera que o Brexit lhe permita recuperar Gibraltar, e propôs, no fim de junho, uma soberania compartilhada entre Madri e Londres, para garantir ao enclave britânico acesso ao mercado interno da União Europeia.

Os 33 mil habitantes de Gibraltar votaram por ampla maioria pela permanência na União Europeia, para evitarem ficar encurralados no enclave, cuja fronteira com a Espanha já não seria de livre circulação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos