Encontrada morta baleia resgatada há dois dias na Argentina

Buenos Aires, 18 Jul 2016 (AFP) - Como temiam os especialistas, a baleia que foi resgatada no sábado após encalhar em frente a um balneário da costa atlântica argentina morreu, informaram as autoridades nesta segunda-feira.

"A baleia tinha se desviado para a costa para morrer, não era salvável. A encontramos morta por ecolocalização", disse nesta segunda-feira à imprensa Sergio Heredia, biólogo da Fundação Mundo Marinho.

A baleia jubarte (Megapteranovaeangliae) media cerca de 15 metros e pesava 10 toneladas, segundo biólogos da Fundação Mundo Marinho, um parque turístico e especializado desta zona situada 320 km ao sul de Buenos Aires.

O animal ficou encalhado na tarde da sexta-feira na praia de Mar del Tuyú, e foi resgatado no sábado por equipes da polícia de navegação, Defesa Civil, salva-vidas, bombeiros e Mundo Marinho.

Durante o resgate, a baleia mostrou sinais de esgotamento, tornando perigosas as tentativas de arrastá-la, mas uma maré forte finalmente possibilitou a condução do animal mar adentro.

Nesta época do ano, essas baleias saem de águas antárticas depois de se alimentarem em direção a águas quentes, até a linha do Equador, com o objetivo de acasalar.

Dezenas de pessoas acompanharam de perto as manobras de resgate, enquanto um grupo de mergulhadores desafiou o frio e a força da corrente para ajudar o animal.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos