Índia cancela registro de carros a diesel com mais de 10 anos em Nova Deli

Nova Délhi, 19 Jul 2016 (AFP) - O tribunal do Meio Ambiente da Índia decidiu nesta segunda-feira que todos os veículos a diesel com mais de 10 anos terão seus registros cancelados em Nova Délhi, reforçando a proibição de carros que emitem poluentes, parcialmente responsáveis pelo ar tóxico da capital.

O Tribunal Verde Nacional ordenou que o departamento regional de transportes de Nova Délhi cancele os registros imediatamente, depois que a polícia se queixou de dificuldades para tirar os carros afetados das estradas.

"Sem registro, estes veículos não poderão circular. A medida é eficaz imediatamente", disse à AFP o advogado Vardhaman Kaushik, que apresentou a petição.

No ano passado, o tribunal ordenou a proibição dos veículos a diesel com mais de uma década para ajudar a reduzir os perigosos níveis de poluição atmosférica de Nova Délhi, que a Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica entre os piores do mundo.

A polícia afirma que apreendeu cerca de 3.000 veículos desde então, mas que muitos reapareceram nas estradas após os proprietários pagarem a multa ou ganharem um recurso judicial para que seus carros fossem liberados.

O governo de Nova Délhi anunciou uma série de medidas contra a poluição, incluindo restrições de circulação em janeiro e em abril, que tirou cerca de um milhão de carros das ruas por duas semanas.

O Supremo Tribunal indiano também impôs um imposto sobre milhares de caminhões com alto consumo de diesel que atravessam a capital todas as noites, e proibiu novos veículos a diesel com altas taxas de emissões de poluentes.

Com quase 10 milhões de veículos nas estradas da capital, porém, os ativistas dizem que precisa ser feito muito mais para frear a poluição.

Um estudo da OMS com 3.000 cidades divulgado em maio colocou Nova Délhi na 11ª posição com base na concentração média anual de partículas PM2,5, ligadas a taxas elevadas de bronquite crônica, câncer de pulmão e doenças cardíacas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos