Jovem afegão é morto pela polícia após atacar passageiros em trem na Alemanha

Berlim, 19 Jul 2016 (AFP) - A Polícia alemã matou nesta segunda-feira (18) um jovem armado com um machado e com uma faca que atacou passageiros em um trem regional nos arredores de Würzburg, deixando cinco feridos, quatro em estado grave - informou a agência de notícias DPA.

De acordo com o Ministério regional do Interior, a ação foi um "provável atentado islâmico".

"É bastante provável que se trate de um atentado islâmico", declarou o porta-voz da pasta, destacando que o agressor, um demandante de asilo afegão de 17 anos, gritou "Allahu Akbar" ("Allah é grande") no momento do ataque.

"O autor é um afegão de 17 anos", morador da localidade de Ochsenfurt, próxima ao lugar da agressão, revelou o ministro do Interior da Baviera, Joachim Hermann, ao canal público de televisão ARD.

O rapaz havia sido acolhido por uma família como menor de idade.

O ataque aconteceu por volta das 21h15 locais (16h15, horário de Brasília), nesse trem regional que cobria o trecho Treuchlingen-Würzburg, na Baviera. Havia cerca de 30 pessoas a bordo.

"Pouco antes de chegar a Würzburg, um homem agrediu passageiros com um machado e com uma faca", explicou o porta-voz policial.

"Deixou quatro feridos graves e um ferido leve", entre eles, "pelo menos duas mulheres", afirmou, acrescentando que todos foram hospitalizados.

Além disso, 14 pessoas foram atendidas por estarem em estado de choque psicológico.

Um morador que conseguiu entrar no trem descreveu uma "cena de carnificina", relatou a imprensa alemã.

De acordo com o ministro Joachim Hermann, uma unidade especial de intervenção da Polícia alemã (SEK), que perseguia o agressor, atirou quando o jovem tentou enfrentar os agentes com armas brancas. Essa unidade estava por acaso na cidade, cumprindo outra missão, e pôde intervir rapidamente quando foi dado o alerta.

As autoridades locais disseram que vão esperar os resultados da investigação para se pronunciar definitivamente.

Em maio deste ano, um homem desequilibrado, de 27 anos, cometeu uma agressão similar a faca, também em um trem regional no sul do país. O ataque deixou um morto e três feridos.

Nesse incidente, a Polícia deu uma primeira declaração sobre uma pista islâmica depois que o agressor gritou "Allah é grande". Acabou recuando, quando se constatou que o indivíduo sofria de problemas psiquiátricos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos