França quer que acordo do clima entre em vigor até novembro

Nações Unidas, Estados Unidos, 20 Jul 2016 (AFP) - A ministra do Meio Ambiente da França, Ségolène Royal, disse na quarta-feira que quer ver o acordo climático de Paris entrar em vigor até novembro, antes da abertura de uma nova rodada de negociações sobre o clima no Marrocos.

Royal pediu que se "acelere a ratificação" do acordo, após uma reunião em Nova York com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, para discutir o acordo internacional que busca reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

"Eu gostaria que o acordo estivesse em vigor a tempo para a conferência de Marrakech", que começará em 7 de novembro, disse Royal.

Até o momento, apenas 19 países, incluindo a França e Estados insulares ameaçados pelo aumento do nível do mar, ratificaram o acordo, que só poderá entrar em vigor após ser aprovado em âmbito nacional por 55 países responsáveis por 55% das emissões globais de gases do efeito estufa.

A ONU vai realizar um encontro internacional em 21 de setembro para pressionar os países a apresentarem suas ratificações do acordo de Paris.

Royal disse que os países serão convidados a fornecerem "provas" da sua intenção de adotar integralmente o acordo.

"Nós já não deveríamos ficar satisfeitos com declarações de intenções", disse a ministra francesa.

Em uma cerimônia de assinatura das Nações Unidas realizada em abril, 177 países assinaram o acordo, incluindo os Estados Unidos e a China, os dois maiores poluidores do mundo.

Washington e Pequim se comprometeram a ratificar o acordo sobre o clima ainda neste ano.

No acordo de Paris, os países se comprometem a limitar o aquecimento global bem abaixo de dois graus Celsius, ou até de 1,5º C, se possível, em comparação com os níveis pré-industriais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos