Tempestade tropical Frank se forma no Pacífico em frente ao México

México, 22 Jul 2016 (AFP) - A tempestade tropical Frank se formou na tarde desta quinta-feira no Pacífico, em frente à costa do oeste do México, e ameaça se converter em furacão nos próximos dois dias - informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Às 21h GMT (18h em Brasília), Frank se encontrava a 455 km da cidade de Manzanillo, no estado de Colima (oeste), e a 1.085 km do extremo sul da península de Baja California (noroeste), onde se encontra o balneário de Los Cabos, com grande afluência de visitantes estrangeiros, em sua maioria americanos.

A tempestade avançava na direção noroeste a 22 km/h, com ventos sustentados de 75 km/h.

O NHC estima que a velocidade de Frank diminuirá nas próximas horas, mas que a tempestade deve ganhar força para se converter em furacão na noite de sexta-feira, ou de sábado.

Apesar de, até o momento, não haver previsão de que Frank alcançará terra firme, seus ventos se estendem por até 90 km desde seu centro, de modo que as autoridades e a população do sul da península da Baja California devem estar atentos à sua trajetória, recomendou o NHC.

Em setembro de 2014, o balneário de Los Cabos foi atingido pelo furacão Odile, que deixou seis mortos e perdas materiais milionárias.

O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) do México advertiu que Frank pode provocar tempestades intensas em ao menos seis estados da costa mexicana.

A temporada de furacões no Pacífico começou em maio passado e deve se prolongar até novembro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos