Hillary Clinton e Tim Kaine apresentam sua equipe para a Casa Branca

Miami, 23 Jul 2016 (AFP) - A virtual candidata democrata Hillary Clinton, em turnê na Flórida, se reúne com seus seguidores neste sábado, em um comício em Miami onde, pela primeira vez, irá fazer campanha com seu candidato à vice-presidência, o senador Tim Kaine.

O comício no estádio da Universidade Internacional da Flórida ocorre no dia seguinte em que Hillary anunciou a escolha de Kaine como seu companheiro de chapa em uma mensagem no Twitter.

À espera do discurso dos aspirantes democratas, uma multidão segurava cartazes azuis com a legenda "Clinton-Kaine". Atrás do palco onde os candidatos farão o discurso, um letreiro mostrava "Stronger Together" ("Mais fortes juntos").

A expectativa era visível. Na longa fila de seguidores que ainda esperavam para entrar no estádio, Valeria Ebos, uma aposentada de 58 anos, disse que Kaine "proporcionará um bom equilíbrio à chapa" presidencial.

"Sou fã de Hillary desde os anos 1990 e agora a veremos na Casa Branca", disse Ebos. Ser a primeira mulher presidente dos Estados Unidos não deve ser para ela um fator a levar em conta. "O importante é sua competência e sua experiência".

Senador pela Virgínia e ex-governador desse mesmo estado, Kaine é um discreto, mas eficiente político de 58 anos que entretanto ainda não é suficientemente conhecido pelo público em geral.

"Não sei muito sobre ele, mas suponho que seja um democrata sólido", disse na fila Elliot Williams, um bibliotecário de 30 anos, magro e com óculos redondos.

O entusiasmo dos seguidores está à flor da pele a dois dias do início da convenção Democrata que começa na segunda-feira (25) na Filadélfia, Pensilvânia, e onde Hillary Clinton e Kaine deverão ser nomeados oficialmente como os candidatos do partido para a eleição presidencial de novembro.

Kaine já ocupou o palco em diversos atos da campanha de Hillary, e em algumas ocasiões fez longos discursos em espanhol. Com a fluência nesse idioma após passar sua juventude em Honduras, Miami parece o lugar apropriado para apresentar ao público sua candidatura à vice-presidência.

Nesta semana, o número dois do rival republicano Donald Trump, o governador de Indiana, Mike Pence, aceitou sua nomeação na tumultuada convenção republicana em Cleveland.

As pesquisas sugerem que o magnata nova-iorquino está muito perto de Hillary, que luta para deixar no passado um escândalo pelo uso de seu servidor pessoal para e-mails quando era secretária de Estado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos