Adolescente de 16 anos amigo do autor de massacre de Munique é detido

Munique, Alemanha, 24 Jul 2016 (AFP) - A polícia alemã anunciou neste domingo que deteve um menor de idade afegão que era amigo do autor do massacre em Munique perpetrado na última sexta-feira.

"Suspeitamos que este rapaz de 16 anos possa ter estado a par do ato que (o atirador) preparava", afirmou a polícia em comunicado.

Essa é a primeira prisão depois de, na sexta-feira, um jovem alemão de origem iraniana ter matado a tiros 9 pessoas e ferido 35 em um shopping center de Munique, sul da Alemanha.

Segundo a polícia, David Ali Sonboly, que depois cometer o ataque se suicidou, sofria de desequilíbrios psicológicos e era fascinado por assassinatos em massa.

O adolescente detido "se apresentou espontaneamente à polícia depois do ataque de loucura assassina e foi interrogado sobre seus vínculos com o autor", informou a polícia.

As verificações efetuadas "revelaram contradições em suas declarações" e levaram à sua detenção por "não denunciar um crime".

A polícia informou que o autor do massacre atraiu suas vítimas através da rede social Facebook, seguindo um roteiro que "preparou durante um ano, ou seja, que vinha preparando desde o verão (boreal) passado".

Sonboly era fascinado por Anders Behring Breivik, autor do massacre massacre de 77 pessoas na Noruega. O tiroteio de Munique aconteceu exatamente cinco anos depois.

A polícia considera também que o tirador foi influenciado pelo massacre de Winnenden (sudoeste) em março de 2009, onde um jovem de 17 anos abriu fogo em seu ex-colégio, matando 15 pessoas, para depois se suicidar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos