Recuperam 41 corpos de migrantes em praia perto de Trípoli

Trípoli, 24 Jul 2016 (AFP) - Os corpos de 41 migrantes mortos afogados tentando chegar à Europa foram encontrados em uma praia de Sabrata, cidade costeira do oeste da Líbia, informou neste domingo à AFP uma fonte local dessa cidade.

"Um grupo de voluntários recuperou neste sábado os corpos de 41 migrantes que se afogaram e depois terminaram na praia de Sabrata" (70 km a oeste de Trípoli), indicou à AFP um responsável do órgão de imprensa do conselho local da cidade.

Segundo o funcionário, a equipe de voluntários "trasportou os cadáveres ao centro de medicina legal para coletar mostras de DNA, antes de serem registrados e depois enterrados".

"Achamos que essas pessoas se afogaram há cinco ou seis dias", considerou a fonte, que pediu anonimato.

Pelas condições marítimas mais favoráveis, vários milhares de migrantes tentam desde a primavera (boreal) cruzar o Mediterrâneo, colocando suas vidas em risco.

O conselho local de Sabrata formou recentemente uma equipe de voluntários para recuperar os corpos de migrantes que chegam às praias e pediu aos moradores que informem sobre a presença de corpos no litoral.

"Encontramos regularmente um ou dois corpos, mas 41 em um dia é excepcional", afirmou o funcionário.

Desde 2014, mais de 10.000 migrantes morreram ou foram considerados desaparecidos tentando chegar à Europa pelo mar, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos