PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Líbia: 87 corpos de emigrantes encontrados em praia

25/07/2016 18h32

Trípoli, 25 Jul 2016 (AFP) - Os corpos de 87 emigrantes mortos quando tentavam chegar à Europa pelo mar foram encontrados na praia de Sabrata, cidade da costa oeste da Líbia, informou nesta segunda-feira um porta-voz local.

A partir de sexta-feira, uma equipe de voluntários "recuperou os corpos de 87 emigrantes", declarou à AFP um porta-voz do Conselho Municipal de Sabrata, 70 km a oeste de Trípoli.

No domingo, 41 corpos já haviam sido recuperados pelos voluntários, que os levaram "para um centro de medicina legal para exames" de DNA.

Devido a condições marítimas muito favoráveis, milhares de emigrantes têm se aventurado na tentativa de chegar à Europa pelo Mediterrâneo.

O Conselho de Sabrata formou uma equipe de voluntários para recuperar os corpos de emigrantes que acabam na praia e orientou os moradores da região a comunicar a presença de corpos na costa.

Nesta segunda-feira, o Conselho Municipal manifestou sua preocupação de que Sabrata se torne um "centro para o tráfico humano e a imigração clandestina".

O Conselho solicitou ao governo líbio de união nacional - apoiado pela comunidade internacional - que assuma suas responsabilidades "para acabar com esta tragédia humanitária", e pediu aos países da União Europeia que ajude a Líbia a deter as ondas de imigração ilegal.

Desde 2014, mais de 10 mil imigrantes morreram ou desapareceram tentando chegar à Europa pelo mar, a maioria pelo Mediterrâneo central, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (HCR).

Internacional