Polícia apreende mais de 2t de coca na Guatemala

Cidade da Guatemala, 25 Jul 2016 (AFP) - A unidade antidrogas da Polícia Nacional Civil (PNC) da Guatemala apreendeu 2,1 toneladas de cocaína no último fim de semana em duas operações realizadas no sudoeste e no oeste do país - informou a instituição.

O porta-voz da Polícia, Jorge Aguilar, disse à imprensa que, no sábado (23), foram apreendidos 1.448 quilos de cocaína, quase 1,5 tonelada, no município El Palmar (sudoeste do país).

A droga estava escondida no fundo falso de um caminhão interceptado pelos agentes, acrescentou o porta-voz.

O motorista do veículo, identificado como Augusto López Samayoa, de 53 anos, e seu acompanhante Eder Rivas Matías, de 34, ambos guatemaltecos, foram detidos.

No domingo à noite (24), a Polícia encontrou outros 672 quilos de cocaína escondidos em outro caminhão interceptado perto da aldeia de El Zapote, no departamento de Huehuetenango (oeste).

Ao ser avisado da presença dos policiais, o motorista parou o veículo e fugiu.

Desde o início do ano, a Polícia guatemalteca apreendeu 7.996 quilos de cocaína, quase oito toneladas, segundo dados oficiais.

As autoridades americanas calculam que 90% da cocaína consumida nos Estados Unidos passa por via aérea, terrestre, ou marítima, através do México e da América Central.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos