ONU retomar negociações de paz para Síria no fim de agosto

Genebra, 26 Jul 2016 (AFP) - O enviado especial da ONU para a Síria, Staffan de Mistura, planeja uma retomada das negociações de paz "no fim de agosto", depois de se reunir nesta terça-feira em Genebra com funcionários de alto escalão russo e americano.

"Fizemos certos progressos", declarou aos meios de comunicação, acrescentando: "nossa intenção, nosso objetivo (é) organizar uma terceira rodada de discussões até o fim do mês de agosto".

De Mistura deseja relançar as negociações de paz sobre a Síria em agosto, após o fracasso de duas sessões de negociação realizadas durante o ano.

Com este objetivo se reuniu durante o dia com o emissário americano para a Síria, Michael Ratney, e com o vice-ministro de Relações Exteriores russo, Guennadi Gatilov, algumas horas depois do encontro no Laos entre o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, e o secretário de Estado americano, John Kerry, à margem de uma cúpula dos países da Ásia do Sudeste (Asean).

Em meados de julho, Moscou e Washington concordaram em aumentar sua cooperação e implementar "medidas concretas" para que a trégua na Síria seja respeitada, além de colaborar militarmente contra os grupos Estado Islâmico (EI) e Frente al-Nosra, braço local da Al-Qaeda. A este respeito, De Mistura manifestou seu desejo de que estas medidas se tornem "concretas e visíveis".

Um total de 280.000 pessoas morreram e milhares foram obrigadas a fugir de seus lares desde a explosão do conflito sírio, em 2011.

No dia 1º de agosto havia sido a data fixada pelas potências mundiais, regionais e a ONU, reunidas no Grupo Internacional de Apoio à Síria (GISS), para o início de uma transição política neste país, entre o regime do presidente Bashar al-Assad e os grupos de oposição.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos