Topo

Serra brinca sobre 'perigo' de tantas mulheres na política mexicana

26/07/2016 01h37

México, 26 Jul 2016 (AFP) - O governo interino do Brasil é alvo de críticas por não ter mulheres em seu gabinete, e nesta segunda-feira o chanceler José Serra brincou com sua homóloga Claudia Ruiz Massieu sobre o "perigo" de haver tantas mulheres na política mexicana.

"Devo dizer, cara ministra, que o México, para os políticos homens no Brasil, é um perigo porque descobri que aqui quase a metade dos senadores são mulheres", declarou Serra provocando risadas.

Serra reconheceu que no Brasil há menos de 20% de senadoras e jamais houve uma ministra das Relações Exteriores, mas recordou que a agora afastada Dilma Rousseff foi presidente do país a partir de 2011.

O chanceler reafirmou à Ruiz Massieu seu convite para os Jogos Olímpicos do Rio, mas fez uma advertência: "quero muito que você vá, mas será um perigo porque chamará a atenção para este assunto" da participação feminina na política mexicana.

Dilma foi afastada por 180 dias em maio e é alvo de julgamento de impeachment pelo Senado, após ser acusada de aprovar gastos sem autorização do Congresso nas chamadas "pedaladas fiscais". O suposto crime de responsabilidade pode custar a ela o afastamento definitivo da Presidência, possivelmente no final de agosto.