Obama: 'ninguém é tão qualificado quanto Hillary para presidência'

Filadélfia, Estados Unidos, 27 Jul 2016 (AFP) - A candidata democrata à Presidência dos EUA, Hillary Clinton, é a pessoa "mais qualificada" que já se viu para esse cargo - dirá o presidente Barack Obama no penúltimo dia da Convenção Nacional do partido nesta quarta (27), de acordo com trechos antecipados pela Casa Branca.

"Posso dizer, com confiança, que nunca houve um homem, ou uma mulher, mais qualificada do que Hillary Clinton para servir como presidente dos Estados Unidos", antecipam os trechos do discurso distribuído à imprensa.

Obama é a estrela do terceiro dia da Convenção Nacional democrata, que formalizou, na terça-feira (26), a candidatura presidencial de Hillary, a primeira mulher à frente de um dos principais partidos políticos americanos.

De acordo com os fragmentos do discurso, Obama se concentrará nas virtudes que fazem de Hillary a candidata mais bem preparada para ocupar o Salão Oval.

"Nada te prepara realmente para as exigências do Salão Oval. Até sentar nessa mesa, você não sabe administrar uma crise global, enviar gente à guerra. Mas Hillary já esteve nesse salão; foi parte das decisões", dirá Obama em seu discurso.

"Mesmo em meio a uma crise, ela escuta as pessoas, se mantém calma e trata todos com respeito. E não importa quão difícil sejam os desafios, não importa o esforço que alguém faça para derrubá-la, ela nunca, nunca se rende", acrescentará o mandatário.

"Essa é a Hillary que conheço. Essa é a Hillary que eu admiro", pontuará Obama no discurso.

Obama derrotou Hillary em uma difícil disputa interna para as eleições presidenciais de 2008. Depois de eleito, ele a escolheu como sua secretária de Estado.

Embora em seu segundo mandato Obama a tenha substituído pelo senador John Kerry à frente da diplomacia americana, nesta campanha, o presidente nunca escondeu sua simpatia pela candidatura de Hillary.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos