Topo

Indonésia executa quatro condenados por narcotráfico

28/07/2016 18h26

Cilacap, Indonésia, 28 Jul 2016 (AFP) - A Indonésia executou na madrugada desta sexta-feira três nigerianos e um indonésio condenados por tráfico de drogas, informou o vice-procurador-geral Noor Rachmad.

Os quatro foram fuzilados logo após a meia-noite (14H00 Brasília), declarou à imprensa Noor Rachmad, sem explicar porque outros dez condenados à pena capital não foram executados como estava previsto.

"Pelo momento, foram executados quatro detentos condenados à morte", disse Rachmad.

A Indonésia rejeitou na quinta-feira os apelos da ONU e da UE para renunciar à execução de 14 condenados por narcotráfico.

Os condenados, entre eles nigerianos, zimbabuenses, paquistaneses, indianos e indonésios, estão em regime de isolamento em Nusakambangan, a chamada "Alcatraz da Indonésia", prisão situada na pequena ilha de Java.

O Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al Hussein, pediu na quarta-feira à Indonésia que renuncie às execuções.

A União Europeia também pediu a Jacarta para abolir a pena capital, "uma punição cruel e desumana".

Em abril de 2015, a execução de oito homens - incluindo o brasileiro Rodrigo Gularte - por tráfico de drogas provocou duras condenações internacionais.

olr-sr/lr