Topo

Rajoy anuncia pedido do rei para tentar formar governo na Espanha

28/07/2016 16h27

Madri, 28 Jul 2016 (AFP) - O chefe de governo em fim de mandato, o conservador Mariano Rajoy, anunciou nesta quinta-feira ter aceito o pedido do rei de tentar formar um novo gabinete na Espanha, que possa encerrar um bloqueio político de mais de sete meses.

"Aceito o encargo", disse Rajoy, ao informar, durante coletiva de imprensa, que o rei lhe pediu "que tente a posse da presidência do governo".

O líder do Partido Popular, no poder desde 2011, informou que a partir da sexta-feira, "dobrará os esforços" de diálogo com os demais partidos políticos para buscar o apoio necessário e conseguir sua posse no Parlamento.

"Até o momento, não conto com os apoios", admitiu Rajoy, que não quis esboçar uma data para a possível sessão de posse.

O Partido Popular saiu fortalecido das legislativas de 26 de julho, ao aumentar sua representação para 137 deputados no Parlamento de 350 assentos, mas longe da maioria necessária (176) para formar um novo governo.

Por isso, precisa buscar aliados, algo que até agora não conseguiu.

Apenas o partido liberal de centro Ciudadanos lhe garantiu uma abstenção em uma votação de posse, embora seus 32 deputados sejam insuficientes de toda forma para que o voto de confiança avance.

A Espanha está mergulhada em um bloqueio institucional desde dezembro de 2015, sob um governo em exercício limitado a gerenciar o dia a dia.