Topo

Mais de 50 mortos em inundações por monções na Índia

30/07/2016 11h45

Guwahati, Índia, 30 Jul 2016 (AFP) - As inundações causadas por vários dias de chuvas de monções na Índia deixaram mais de 50 mortos no leste do país nesta semana, informou o ministro do Interior neste sábado, enquanto milhões de pessoas se viram afetadas pelas inundações.

Há rios transbordados e povoados inundados no estado de Asam (nordeste), onde 26 pessoas morreram, informou o ministro do Interior, Rajanath Singh, após ter visto pelo ar as zonas mais afetadas.

"A situação pelas inundações é realmente nefasta. Vinte e seis pessoas morreram em sete dias e há em torno de 3,6 milhões de afetados", disse Singh aos jornalistas, na cidade de Guwahati.

"Não poupamos esforços para ajudar as pessoas. A NDRF (Força Nacional de Resposta a Desastres) e o Exército estão fazendo tudo o que podem. Foram mobilizados cerca de 60 barcos para resgatar as pessoas", acrescentou.

Milhares de pessoas se refugiaram em acampamentos improvisados junto às estradas e nas regiões mais altas do estado, inundado pelas águas.

As graves inundações também atingiram o estado de Bihar, onde outras 26 pessoas morreram e milhares tiveram de ser evacuadas de suas casas, informou na sexta-feira a agência de notícias Press Trust of India.

Uma grande quantidade de pessoas morre a cada ano devido às inundações e aos deslizamentos de terra causados pelas chuvas de monções na Índia e nos países vizinhos de Nepal e Bangladesh.

No Nepal, as inundações e os deslizamentos de terra provocaram a morte de mais de 90 pessoas, enquanto milhões de nepaleses continuam vivendo em cabanas improvisadas devido ao devastador terremoto que causou 9.000 mortos em 2015.