Palestinos pedem calendário para relançar negociações de paz

Paris, 30 Jul 2016 (AFP) - O presidente palestino, Mahmud Abbas, que se reuniu neste sábado em Paris com o secretário de Estado dos EUA, John Kerry, e com o chanceler francês, Jean-Marc Ayrault, quer um calendário e um marco internacional claros para reabrir as negociações de paz - disse um funcionário de alto perfil.

"Precisamos de um calendário para as negociações, um calendário para sua aplicação e de um marco internacional para garantir a aplicação de qualquer acordo", declarou o chefe negociador palestino, Saeb Erakat, em coletiva de imprensa em Paris.

Abbas teve reuniões "muito construtivas" com Kerry e Ayrault, informou Erakat.

"Reitero nosso pleno apoio à iniciativa francesa de realizar uma coletiva internacional antes do final do ano", declarou o negociador.

Os esforços francês, americano e egípcio para relançar o processo de paz no Oriente Médio não são "contraditórios", assegurou Erakat.

"Todos esses esforços querem alcançar a solução dos Estados (israelense e palestino) e são complementares", estimou o negociador palestino.

As negociações de paz estão em ponto morto desde abril de 2014, quando fracassou a última iniciativa americana.

Israel não quer que uma reabertura do diálogo seja realizada sob supervisão internacional e propõe, em troca, negociações diretas com os palestinos.

O Egito também iniciou recentemente contatos com Israel sobre esse mesmo tema.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos