Topo

Mais de 6.000 migrantes resgatados no Mediterrâneo desde quinta-feira

31/07/2016 12h34

Roma, 31 Jul 2016 (AFP) - A Marinha italiana anunciou neste domingo que recuperou os corpos de dois migrantes afogados durante as últimas operações de resgate, que permitiram, contudo, socorrer desde quinta-feira mais de 6.000 migrantes no Mediterrâneo.

A imprensa da Sardenha (Itália) informou, por sua vez, que desde a tarde de sábado cerca de 40 migrantes argelinos chegaram à ilha a bordo de três embarcações.

Diante da costa da Líbia, o navio "Vega", da Marinha italiana, resgatou um bote inflável. "Cinco migrantes foram resgatados no mar, três puderam ser reanimados e salvos, os outros dois já estavam mortos", anunciou a Marinha em sua conta do Twitter.

No total, as embarcações de resgate que patrulham a costa líbia socorreram na manhã deste domingo quatro botes infláveis e um barco de pesca repletos de migrantes, segundo a guarda-costeira italiana.

O número de pessoas resgatadas não foi comunicado, mas a organização humanitária maltesa Moas anunciou que sua embarcação "Responder" havia socorrido 700 pessoas.

Junto aos balanços informados nos últimos dias pelos serviços da Guarda Costeira, isto eleva a mais de 6.000 o número de migrantes resgatados desde quinta-feira.

As condições meteorológicas condicionam a partida dos migrantes da Líbia, que geralmente ocorre em lotes de vários milhares de pessoas.

Segundo o último balanço do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), estabelecido antes destas últimas operações, mais de 89.000 migrantes chegaram à costa italiana ao longo deste ano, um total quase comparável aos 93.000 registrados entre janeiro e julho de 2015.

Mais de 3.000 migrantes morreram na travessia, sobretudo na rota do Mediterrâneo central, mais de 50% que no ano passado neste mesmo período, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).