Topo

Papa diz para jovens instalarem ''a conexão mais estável'': a do bem

31.jul.2016 - O papa Francisco convocou os jovens de todo o mundo a converterem o Evangelho no "navegador" de suas vidas - Stefano Rellandini/ Reuters
31.jul.2016 - O papa Francisco convocou os jovens de todo o mundo a converterem o Evangelho no "navegador" de suas vidas Imagem: Stefano Rellandini/ Reuters

31/07/2016 08h41

O papa Francisco convocou neste domingo os jovens de todo o mundo a converterem o Evangelho no "navegador" de suas vidas e a tornarem a oração seu primeiro "chat" do dia. O pontífice pediu a eles que instalem "a conexão mais estável: a de um coração que vê e transmite o bem sem se cansar", e que além disso é gratuita, acrescentou.

O Papa utilizou esta linguagem informática na homilia de encerramento da Jornada Mundial da Juventude católica, realizada na Polônia. A missa contou com a presença de dois milhões e meio de pessoas, reunidas no imenso campo de Brzegi, nos arredores de Cracóvia, segundo números da organização.

O Senhor "espera que, entre todos os contatos e os chats de cada dia, esteja em primeiro lugar o fio de ouro da oração", disse. "Deseja que a sua Palavra fale a cada uma das tuas jornadas, que o seu Evangelho se torne teu e seja o teu 'navegador' nas estradas da vida", acrescentou.

O Papa chegou ao imenso Campo da Misericórdia, a 12 quilômetros de Cracóvia, a bordo de um papamóvel branco, onde foi aplaudido por uma multidão entusiasmada de jovens de todas nacionalidades, acampados para compartilhar e meditar sob as estrelas sobre fraternidade e fé.

Francisco recomendou aos jovens que rejeitem a tristeza, "um vírus que infecta e bloqueia tudo, que fecha todas as portas, que impede de reiniciar a vida, de recomeçar"

"Sempre nos aguarda com esperança, mesmo quando nos fechamos nas nossas tristezas e dores, remoendo continuamente as injustiças recebidas e o passado. Mas, afeiçoar-nos à tristeza, não é digno da nossa estatura espiritual", explicou.

Após a missa, Francisco anunciou que o Panamá será em 2019 a sede da próxima edição da Jornada Mundial da Juventude.

"Anuncio com alegria que a próxima Jornada Mundial da Juventude (...) será em 2019 no Panamá", disse.

Trata-se da primeira edição celebrada em um país centro-americano. O Panamá tem 3,6 milhões de pessoas, em sua grande maioria católicas.

Na véspera, neste mesmo campo, o Papa convocou a multidão de jovens a não "vegetar" confortavelmente no sofá, em um novo e original apelo aos católicos para que construam um mundo mais justo.

Um discurso que continha muitas das diretrizes que transmite como chefe da igreja católica, direto e por vezes também espirituoso, com o qual o Papa argentino quis sacudir a consciência dos jovens e converter o "Woodstock católico" em um momento de reflexão.