Pânico em Tóquio por falso alerta de potente terremoto

Tóquio, 1 Ago 2016 (AFP) - Um falso alerta prevenindo sobre um terremoto de magnitude 9,1 que ocorreria em Tóquio na tarde desta segunda-feira, cancelado depois pela agência meteorológica nacional, gerou momentaneamente pânico entre muitos habitantes da capital japonesa.

Os usuários do aplicativo Yurekuru, que envia notificações em caso de perigo, receberam uma mensagem que dizia "Tremor de terra! Tremor de terra!" e alertava para um potente terremoto de magnitude 9,1 que deveria ocorrer pouco antes das 17h00 (05h00 de Brasília) na capital japonesa.

"Quando vi a tela me preparei para morrer", contava um internauta no Twitter.

No entanto, os telefones com aplicativos similares não emitiram o alerta e o terremoto não ocorreu: a agência meteorológica nacional havia enviado o alerta por erro e o cancelou imediatamente, mas o cancelamento não chegou a todos os operadores, disse um porta-voz da agência.

"Estamos investigando para saber como o falso alerta foi enviado", acrescentou.

Yurekuru conta com cinco milhões de usuários. Este e outros aplicativos similares se tornaram muito populares após o terremoto submarino gigante de março de 2011, de magnitude 9, que provocou um tsunami que matou 18.000 pessoas e danificou gravemente a central nuclear de Fukushima.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos